À propósito
À propósito
No mundo corporativo, a palavra “propósito” é onipresente. Mas como o encontramos de verdade?
No livro “A Única Coisa”, Gary Keller nos lembra que a produtividade e o lucro são apenas a ponta do iceberg. A base de tudo é a prioridade direcionada pelo propósito.
A busca pela “Única Coisa” — aquela ação que torna todo o resto mais fácil ou desnecessário — tem sido um exercício constante para mim, tanto na vida pessoal quanto na gestão da minha empresa.
Foi meditando sobre isso que tive uma inspiração em um momento com o meu filho e escrevi esse poema pra ele:
A Praia
Não sou poeta, mas gosto de filosofar. Um sentido pra vida estou sempre a buscar.
O que me move? O que me faz levantar? A cada dia, uma nova razão consigo encontrar.
A Praia do Francês era o meu melhor lugar. Nada me dava mais paz que a imensidão do mar.
Um dia, porém, li com meu filho “O Universo de Oliver” antes de deitar. Olhamos para o céu, para as estrelas, e começamos a viajar.
“Estamos na Nave Terra, nosso capacete é a atmosfera. Uma força nos equilibra: a gravidade. Olha ali, Luís… um buraco negro! Vamos pular?”
“Não, mamãe! Quero ver mais, vamos explorar!” “Filho, olha como brilha aquela estrela… Ela piscou pra mim. Será que é a bisa Dinah?” “Acho que sim, ela veio nos alegrar.”
“Filho, nossa praia agora é essa: olhar para cima e sempre lembrar que somos NADA, um grão de areia, mas temos uma infinidade para aproveitar!”
Acredito que o meu maior propósito não está em uma meta de faturamento, mas em preparar os meus filhos para explorar a infinidade de possibilidades que a vida oferece… e melhor ainda, fazer isso junto com eles.
E para você, onde o seu propósito se manifesta de forma mais clara?
